Como já mencionado anteriormente, o corpo humano necessita de um meio de defesa em relação a espécies que podem atuar como agentes oxidantes no organismo, causando alguns problemas o ser humano.
Algumas enzimas presentes em diversos organismos são responsáveis por catalisar diferentes reações de oxirredução que irão controlar/inibir a ação de radicais livres ou de outros agentes oxidantes, podendo também reparar lesões causadas por estas espécies. As principais enzimas antioxidantes presentes no organismo humano são: superóxido dismutase, catalase, glutationa redutase e glutationa peroxidase.
Superóxido Dismutase: É um grupo de metaloenzimas responsáveis principalmente pela dismutação do radical superóxido (O2-) em O2 e H2O2, podendo possui como cofator os íons metálicos Cu(II), Mn(III), Zn(II) e Fe(III). No organismo humano estão presentes dois tipos de superóxido dismutase de Cu(II) e Zn(II) (SOD-CuZn) e um de Mn(III) (SOD-Mn).
Um dos SOD-CuZn encontra-se dentro do citoplasma, sendo responsável pelo controle dos níveis de superóxido no espaço intracelular, enquanto o outro SOD-CuZn encontr-se no espaço extracelular, controlando a interação do superóxido com o radical óxido de nitrogênio (NO).
O SOD-Mn encontra-se na mitocôndria servindo para catalisar a dismutaçõ do superóxido, controlando a concentração intramitocondrial de O2- e protegendo a mitocôndria do estresse oxidativo.
Catalase: É uma hemeproteína encontrada no citoplasma que possui como cofator um heme de Ferro(III), sendo responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio.
Glutationa peroxidase: Enzima responsável pela redução de peróxido de hidrogênio e de alguns peróxidos orgânicos respectivamente em água e álcoois. Essa reação ocorre através da oxidação da glutationa (GSH), formando um dímero de glutationa, conhecido como glutationa oxidada (GSSG). Possui selênio em sua composição, sendo o sítio ativo da enzima.
É responsável também diminuição da toxicidade celular causada poelo ONOO- formado pela reação do óxido de nitrogênio com o superóxido.
Glutationa redutase: É uma flavoenzima que possui FAD como cofator, responsável pela redução do GSSG para formar novamente a glutationa. Essa enzima necessita de NADPH para que a reação de redução do GSSG ocorra.
Pedro Santiago
Estudante de Química - UnB
Referências:
Lima, M. H.; Oxygen in biology and biochemistry: role of free radicals .. In: K.B. Storey. (Org.). Functional Metabolism: Regulation and Adaptation. Hobocken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2004, v. , p. 319-368.
http://www.fciencias.com/2013/05/31/superoxido-dismutase-molecula-da-semana/
http://en.wikipedia.org/wiki/Superoxide_dismutase
http://en.wikipedia.org/wiki/Glutathione_reductase
Muito interessante e aproveitável.
ResponderExcluir