terça-feira, 25 de novembro de 2014

Vitamina E



Outra vitamina com importante contribuição para a inibição de radicais livres no organismo é a Vitamina E. Este nutriente é responsável por acelerar a cicatrização de ferimentos, proteger de doenças crônicas (como Parkinson e Alzheimer), de câncer e de problemas cardiovasculares, além de ajudar na fertilidade masculina e feminina.

Ela pode ser encontrada principalmente em sementes oleaginosas, óleos vegetais, grãos inteiros e gérmen de trigo e vegetais verde-escuros. Além das fontes vegetais, a vitamina E pode ser encontrada na gema do ovo e também no fígado.

Por ser uma vitamina lipossolúvel, encontra-se na bicamada fosfolipídica das membranas celulares, protegendo as membranas do ataque dos radicais livres, ou seja, inibe a peroxidação lipídica das células.

A vitamina E é um composto tocoferol (que contém 4 isoformas, sendo a biologicamente ativa a α-tocoferol - a própria vitamina E). Este α-tocoferol, de estrutura representada abaixo, inibe a peroxidação lipídica ao doar um próton do seu grupo hidroxila aos radicais livres, sendo que a peroxidação lipídica das membranas acarreta em alterações na estrutura e permeabilidade da mesma. Além disso, tem-se a proteção associada das proteínas e das bases nitrogenadas do DNA, ou seja, a vitamina E contribui para a preservação do material genético.
Imagem 1 - estrutura do α-tocoferol.

Após a neutralização de radicais livres, o α-tocoferol se converte em um radical α-tocoferil, o qual não possui mais a ação antioxidativa. Para retornar a sua forma biologicamente importante, este radical precisa ser regenerado e este mecanismo é auxiliado pelo ácido ascórbico (ou seja, a vitamina E deve ser consumida conjuntamente com a vitamina C), pela enzima glutationa-redutase (antioxidante enzimático endógeno) e a coenzima Q10.

Nota-se que o sistema imunológico perde sua eficiência com o avançar da idade, sendo que foi observado que parte deste declínio é devido a deficiência de vitamina E no organismo, já que estudos baseados na suplementação de vitamina E na alimentação de pessoas mais velhas demonstrou uma resposta imunológica melhor.

Felipe Marques Nogueira
Estudante de Química - UnB

Referências bibliográficas:
CLARK, B.Vitamina E 'consumida diariamente' fortalece a imunidade do corredor. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/vitamina-e-consumida-diariamente-ajuda-adiar-o-envelhecimento-do-corpo.html

Vitamina E. Disponível em: http://www.corpoperfeito.com.br/ce/vitamina_e

Nenhum comentário:

Postar um comentário