Hidrazonas são compostos orgânicos capazes de formar compostos de coordenação com íons metálicos. Esses compostos orgânicos e seus complexos são bastante estudados na área de bioinorgânica pelo fato de apresentarem propriedades farmacológicas, podendo atuar como agentes antitumorais, anti-inflamatórios, antibacterianos, antioxidantes, etc.
Um grupo de pesquisadores sintetizaram, caracterizaram cristaloquímica e biologicamente novos complexos de Níquel(II) com hidrazonas, sendo que a atividade antioxidante destes complexos e seus respectivos ligantes foi uma das partes do estudo biológico realizado.
O potencial antioxidante dos ligantes hidrazonas e seus respectivos complexos de Ni(II) foi testado nos radicais hidroxila e superóxido, realizando testes in vitro em triplicata e em diferentes concentrações, comparando os resultados com um antioxidante padrão, o butylated hydroxyanisole (BHA).
Na figura seguinte é mostrada a inibição do radical hidroxila (A) e do superóxido (B) pelos ligantes numerados 1, 2, 3, e 4 e seus respectivos complexos numerados 5, 6, 7 e 8. Nota-se que de maneira geral, ocorreu um aumento na atividade antioxidante juntamente com o aumento na concentração dos ligantes e complexos.
De acordo com o artigo, os ligantes hidrazona e os complexos de Ni(II) apresentaram potenciais antioxidante mais eficazes do que o antioxidante BHA que foi utilizado como padrão, havendo destaque para o ligante (3-hidroxi-naftaleno-2-metil)benzoil-hidrazona (ligante 4) e o complexo (3-hidroxi-naftaleno-2-metil)benzoil-hidrazona(trifenilfosfina)níquel(II) (complexo 8), os quais apresentaram maior atividade inibitória respectivamente entre os ligantes e os complexos. A estrutura cristalina e molecular do ligante 4 e do complexo 8 encontram-se na primeira figura do post.
Com os resultados obtidos, nota-se que os complexos foram eficazes na inibição dos radicais hidroxila e superóxido, podendo ser candidatos na síntese de novos fármacos que podem ser utilizados no tratamento de algumas doenças causadas pela ação de radicais livres.
Para mais detalhes dos estudos realizados sobre os complexos, basta ler o artigo citado na referência.
Pedro Santiago
Estudante de Química - UnB
Referências
Sathyadevi, P.; Krishnamoorthy, P.; Butorac, R. R.; Cowley, A. H.; Bhuvanesh, N. S. P.; Dharmaraj, N. - Effect of substitution and planarity of the ligand on DNA/BSA interaction, free radical scavenging and citotoxicity of diamagnetic Ni(II) complexes: A systematic investigation. - Dalton Trans. (2011), 40, 9690-9702.
Nenhum comentário:
Postar um comentário