A nicotina é um composto alcalóide, ou seja, um composto básico derivado de plantas, que constitui o princípio ativo do tabaco. Esta substância é uma droga psicoativa, difundida pelo consumo de cigarro, sendo a principal responsável pela dependência física deste meio de escapismo.
Imagem 1 - consumo de cigarro per capita no mundo (2009) |
A fumaça aspirada chega rapidamente aos pulmões, passando depois para a circulação e atingindo todo o organismo, principalmente o cérebro, onde a nicotina agirá. Por este caminho, a fumaça não danifica somente os pulmões, mas sim todo o sistema respiratório, já que o calor provoca uma reação inflamatória inicial. Esta agressão térmica é responsável pela produção de espécies reativas de oxigênio na via aérea, as quais induzem uma maior produção de proteases.
Foi observado em estudos que fumantes crônicos apresentam níveis maiores de produtos da peroxidação lipídica no plasma (determinado por um método denominado TBA-malondialdeído). Além disso, foi observado um nível reduzido de antioxidantes nos espaços aéreos distais, sendo os níveis baixos de vitamina E preocupantes, já que está vitamina lipossolúvel é a maior responsável pela proteção das membranas celulares.
Um estudo com ratos, no qual os animais foram expostos à fumaça de cigarro, indicou que o benzopireno contido na fumaça foi responsável pela diminuição dos níveis de vitamina A.
Felipe Marques Nogueira
Estudante de Química - UnB
Referências bibliográficas:
ANDRADE JUNIOR, D. R.; SOUZA, R. B.; SANTOS, S. A. e ANDRADE, D. R. Os radicais livres de oxigênio e as doenças pulmonares.
O cigarro e o aparelho respiratório. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro-e-o-aparelho-respiratorio/
Consumo de cigarro per capita. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/home/dados_numeros/consumo_per_capita
Nenhum comentário:
Postar um comentário